Algumas estratégias são essenciais para uma boa comunicação, o branding é uma delas
A constante evolução dos meios de comunicação e a globalização fizeram com que a forma de relação entre empresa e consumidor mudasse. O mercado está mais exigente, são inúmeras marcas e uma extensa lista de concorrentes, por isso, a forma de se comunicar com seu público-alvo também mudou.
Os consumidores atuais não buscam apenas “comprar” um produto, além da qualidade material, o interesse gira em torno de VESTIR OS IDEAIS DA MARCA. E quais são esses ideais? Quais são seus valores? Possui atitudes sustentáveis? Faz parte de alguma instituição filantrópica? TUDO soma na escolha final. Quanto mais o consumidor se sentir integrado e valorizado dentro de seus conceitos particulares maior o potencial para avaliar os pontos positivos e escolher sua marca.
De uma forma geral, direta ou indiretamente, todos acabam sendo bombardeados por propagandas e anúncios cativantes. O branding é uma estratégia nos meios de comunicação onde o objetivo é entender como está a relação da empresa com o consumidor, não com o concorrente, como é o habitual. Este tipo de trabalho busca transmitir valores e ideais a fim de reforçar a confiança, fortalecer os laços e fazer com que a marca seja lembrada.
Um branding estratégico bem definido ajuda a encontrar soluções certeiras e reduzir os erros de campanha. O objetivo é construir e fortalecer uma identidade sólida de personalidade, onde a marca seja clara e objetiva em sua identidade visual, design, slogan, veículos onde será inserida, logística de distribuição e vendas, campanhas mais focadas e direcionadas para o público certo para, assim, agregar valor e otimizar os resultados.
É necessário manter-se constante para não ficar para trás. Explorar todos os sentidos possíveis de seus consumidores e saber como atingi-los. Um bom posicionamento influencia muito no momento de ser a preferência de compra de alguém. A marca precisa ser absorvida, explorar os 5 sentidos de seus consumidores, despertar desejos, propagar suas funcionalidades e desse modo, firmar-se.
BRANDING NA PRÁTICA
O branding é a construção do propósito, posicionamento e valor da marca. Com ele é possível alinhar toda a comunicação da empresa e criar uma personalidade.
Bom exemplo é o job feito para a empresa Dona Clemes, um cliente da Galiás Comunicação que está a 38 anos no setor de salgados em Votuporanga/SP. Nesse trabalho, a utilização do design foi essencial para construir uma nova identidade que carrega o peso da tradição, da qualidade e do sabor que conquistou o coração de todos na cidade. Veja mais abaixo.
Primeiro logo utilizado pela marca:
Segundo logo utilizado pela marca:
Logo criado pela Galiás Comunicação:
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