Talvez você nunca tenha ouvido falar delas, talvez sim, mas o importante mesmo é entender quem são as Personas e como elas irão direcionar as suas estratégias de Marketing Digital para serem mais assertivas. Vamos lá?!
Persona, quem é você?
Se você tem buscado mais resultados para sua empresa ou negócio e tem apostado suas fichas nas mídias digitais é hora de compreender quem é a Persona e como ela pode ajudar para o desempenho do seu trabalho.
Basicamente, a Persona é uma representação do seu cliente ideal, ou seja, a construção de uma identidade que sintetiza as diversas características do consumidor que terá necessidade ou desejo por seu produto ou serviço.
Construída em cima de informações reais, os dados da Persona serão os diretórios para o planejamento, criação e execução de todas as ações de marketing digital.
Como criar uma Persona
Se você já possui uma base de clientes pode usá-la como fonte principal para identificar padrões de comportamentos, características demográficas, socioeconômicas, motivações, problemas em comum e muito mais.
Além disso, você pode fazer pesquisas, usar fontes como IBGE, Think With Google, gerações e o comportamento do consumidor, signos do Zodíaco, tipos de temperamentos da psicologia e etc. Tudo vale!
O importante é não perder o foco e compreender ao máximo quem é a Persona, o que ela precisa/deseja, como você pode ajudá-la, porque ela deve escolher seu produto/serviço, quando ela vai estar preparada para receber seus conteúdos (orgânicos ou pagos) e em qual plataforma será mais efetiva para uma boa experiência de usuário.
Entendi o que uma Persona, mas como ela pode ajudar?
Se você é vegetariano, com certeza, vai odiar receber conteúdo sobre cortes de carnes ou receitas relacionadas ao assunto, esse é o primeiro grande benefício de compreender quem é a Persona do seu negócio: não produzir conteúdo controverso quanto ao que as pessoas esperam da sua marca.
Mais do que isso, com a Persona é possível “falar a língua do usuário”. Linguagem, formatos de mídia, plataformas, dias e horários, assuntos relacionados à fase da jornada de compra que o consumidor está, tudo vai contribuir para as estratégias serem mais assertivas.
Definida a persona, você vai poder se comunicar adequadamente com seu público ideal. Um primeiro grande passo para o sucesso.
E aí, gostou? Então, conta para a gente!