As mídias sociais causaram grandes impactos na comunicação global, consequentemente, os reflexos dessas mudanças atingiram a forma como o mercado se posiciona.
Para provar o quanto o ambiente digital se faz presente e influente na vida das pessoas, encontramos alguns números bem interessantes. Olha só!
– Mais de 110 milhões de brasileiros estão conectados à internet, ou seja, mais de 50% da população.
– Dados da Content Trends 2018 mostram que 74,6% das pessoas afirmam que preferem consumir os conteúdos das redes sociais.
– Segundo a comScore, os brasileiros passam mais tempo nas redes sociais do que a média global. Enquanto a média é de 12,5 minutos por acesso, o brasileiro gasta 18,5 minutos.
Deu pra sentir a importância do ambiente digital, não é mesmo? São esses os motivos que estimularam a mudança do mercado, que precisou se adaptar a esse novo espaço onde o comportamento e a forma como as pessoas se relacionam foi ampliado.
O consumidor saiu da passividade e tomou um papel de protagonista, o que gerou novas oportunidades de marketing para as empresas. Elas ganharam um canal de comunicação direta com seus públicos.
Tudo isso progrediu para uma séria de situações, como conhecer as ideias, necessidades, opiniões e insatisfações dos clientes. Essas informações passaram a moldar o posicionamento das marcas nas mídias sociais.
Mudança #1
O Marketing de Performance
Das ações de marketing na internet, tudo pode ser mensurado. É possível calcular exatamente o número de usuários que chegaram em um site a partir de anúncio, quantos visitantes vieram das redes sociais, quais canais trouxeram mais conversões de leads e muito mais, facilitando a tomada de decisões estratégicas.
Com dados como o alcance pago e orgânico de seus posts e anúncios, a taxa de engajamento e a rejeição, campanhas de branding ficaram até mais simples.
Mudança #2
Era do Consumidor
As pessoas estão o tempo todo conectadas, interagindo, pesquisando, analisando e exigindo o melhor das marcas. Isso quer dizer que se elas estão insatisfeitas e decidirem manifestar seus motivos na rede não há nada que possa impedi-las. Portanto, as empresas precisaram se organizar para a melhor experiência possível de seus clientes de todos os jeitos possíveis.
Mudança #3
Mundo On-life
As realidades on e off line estão integradas, isso é um fato. As experiências são vividas e compartilhadas ao mesmo tempo. Check-in, transmissões ao vivo, comentários de jogos, restaurantes e infinitas coisas mais associam as diferentes vivências.
Mudança #4
Mídia para todos
A mídia digital, principalmente as redes sociais, tem um investimento muito mais barato do que os tradicionais veículos de comunicação. Com o marketing digital, o monopólio das grandes empresas chegou ao fim. Se antes o privilégio de alcançar pessoas era para poucos, hoje a realidade é bem diferente. Com criatividade, planejamento estratégico e pouco investimento financeiro é possível alcançar um público altamente qualificado para qualquer empresa de qualquer setor.
Essas são algumas das mudanças que a comunicação digital trouxe. E você, já percebeu como ela impactou seu negócio? Conte pra gente!